-
Arquitetos: Atelier Kempe Thill, Baro Architectuur bv, SUMproject
- Área: 13500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Wouter Rawoens
-
Fabricantes: Jansen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A inauguração oficial dos espaços ERDF marca o primeiro passo na reabertura do antigo Wintercircus, posteriormente garagem Mahy e o lar de uma coleção única de carros vintage. Construído atrás das antigas fachadas, este lugar sempre foi um dos segredos mais bem guardados de Ghent. Até agora. Seu acesso, pelas 3 entradas, em breve estará voltado ao espaço deslumbrante da praça central.
Os arquitetos BARO e SUMProject perceberam que o projeto para o Wintercircus tinha muito a ver com as obras de renovação. Isso porque o caráter único e a autenticidade desta edificação residem em sua complexidade e marcas históricas. Através de uma “leitura” e estudo aprofundados, eles procuraram manter o máximo possível, ou mesmo reconstruir, os elementos visualmente marcantes e narrativos do espaço. A restauração dos antigos estábulos equestres, por exemplo, foi reduzida ao mínimo, mantendo a abóbada de tijolos, vigas e pilares de ferro e até os cochos dos cavalos.
O novo auditório se encaixa perfeitamente em uma das inclinações. O volume de vidro cria profundidade e vistas extras entre os gradientes e o palco central.
O piso vermelho, tão típico da Mahy, inspirou a maioria dos níveis acima do solo, que foram finalizados em concreto polímero vermelho. BARO-SUM também se inspirou nos materiais locais a partir dos detalhes característicos da base da parede e suas bordas. O banco, que remete ao perfil de um elefante, é um aceno lúdico ao passado do circo.
Jan Dekeyser (No4mad) foi contratado para projetar a iluminação. O projeto luminotécnico baseia-se em linhas de LED incorporadas nos cabos e alças. Elementos específicos também são iluminados por neon, tochas e iluminação teatral. Tudo é trabalhado em detalhes meticulosos.
Um volume “circular”, literal e figurativamente. Sempre que possível, a ideia de construção circular é mantida. E essa premissa pode ser facilmente lida na edificação do Wintercircus. Materiais de todas as fases da construção estão presentes e, também nesta fase, BARO-SUM dá a máxima atenção à circularidade. Sempre que possível, as estruturas existentes são mantidas ou, então, modificadas para maximizar a estabilidade, a capacidade de carga e a acústica. Os armários interiores existentes feitos em aço, que ainda se encontravam em condições razoáveis, foram mantidos e revitrificados. A estrutura da cúpula metálica foi mantida e reforçada para acomodar o telhado mais pesado.
Por último, mas não menos importante: uma edificação 'acessível'. Apesar de sua estrutura muito complexa e 14 andares, ela é totalmente acessível a cadeiras de rodas graças aos 4 elevadores posicionados de forma inteligente.